Um dos centros urbanos mais relevantes para o comércio nacional está situado na cidade de Curitiba. Figurando entre os cinco municípios que concentram 27% da riqueza produzida no país, apesar de disputada, oferece muitas oportunidades para quem quer empreender em seu território. 

 

Inclusive com simplificações para abertura de novos negócios que servem de referência para todo o país. 

 

Nesse sentido, considerar o ambiente já bem pavimentado para os negócios para começar um empreendimento novo ou expandir os seus horizontes de lucratividade pode ser uma decisão estratégica. 

 

Acompanhe nosso post para saber conhecer o passo a passo para abrir empresa em Curitiba – PR com assertividade

 

Boa leitura!

Como abrir um negócio em Curitiba?

A cidade de Curitiba não apresenta leis diferenciadas de outras localidades, os trâmites burocráticos são semelhantes em qualquer lugar.  

 

A questão aqui são os desafios: a margem para experimentações é pequena, considerando que a cidade é um atrativo para grandes players dado seu potencial econômico.

 

Ser assertivo desde os primeiros passos é imperativo para ter relevância frente ao público e crescer, absorvendo todas as possibilidades que a capital paranaense oferece  a qualquer nicho de negócio. 

 

Veja a seguir os passos para abrir empresa em Curitiba.

Escolha da natureza jurídica

Esse critério define a organização legal da empresa. Dados como modelo societário, obrigações fiscais e tributárias serão referenciadas a partir desta escolha.

 

Os principais modelos existentes no Brasil são;

 

  • Microempreendedor Individual  (MEI);
  • Empresário Individual;
  • Sociedade Limitada Unipessoal;
  • Sociedade Simples (mais favorável ao setor de serviços);
  • Sociedade Empresarial Limitada.

 

Nesse sentido, esta tomada de decisão deve ser realizada como resultado de muita análise, para que selecione a que melhor representa seus objetivos de mercado.

 

Continue a leitura: Como o delivery pode ajudar o seu negócio?

Contrato social e emissão de CNPJ

O contrato social é o documento que assegura a existência de um negócio e é a base para abrir empresa em Curitiba.

 

O contrato social reúne as informações legais fundamentais para o funcionamento da empresa, além da natureza jurídica, indica o porte, o capital social e, em caso de haver um corpo societário, as competências e participações de cada um.

 

Este documento deve ser submetido à Junta Comercial do Paraná, que será responsável por emitir o aval para habilitação do negócio. A partir de então, sua empresa estará apta para emitir o CNPJ, sem o qual não poderá operar de forma regularizada.

Enquadramento tributário

O regime tributário é  que define a forma como o recolhimento de tributos, bem como suas alíquotas – se darão em sua empresa. Dessa forma, deve ser selecionado com base em um estudo bem feito para que seja bem ajustado ao perfil de sua empresa em Curitiba. 

 

Isso porque, uma decisão mal planejada resulta em tributos pagos a maior ou em irregularidades na quitação de obrigações fiscais. 

 

Os regimes de tributação vigentes no país são:

 

  • Simples Nacional;
  • Lucro Presumido;
  • Lucro Real. 

 

Um dos maiores determinantes na hora de escolher o regime tributário é o faturamento.

Portanto, na hora de abrir empresa em Curitiba, contar com o suporte de um contador experiente em seu segmento é determinante para a saúde financeira dos negócios.

Pedido de viabilidade para abertura de empresa em Curitiba

O pedido para que seja analisada a viabilidade para abrir empresa em Curitiba deve ser  feito por meio do site Empresa Fácil, desenvolvido para conferir maior comodidade do empreendedor e mais celeridade ao processo.

 

Serão avaliados critérios como: 

 

  • Disponibilidade de nome; 
  • Local de abertura; 
  • Tipo de atividade.

 

Inscrições e alvarás

O último passo para abrir uma empresa em Curitiba é a emissão dos alvarás de funcionamento e inscrições nos órgãos de fiscalização. 

 

Este tipo de registro varia conforme as leis de cada estado, município e também em razão da atividade de mercado. 

 

Entretanto, algumas licenças são obrigatórias para qualquer empresa. Confira:

 

  • Inscrição estadual (caso a empresa atue no comércio);
  • Registro da Secretaria da Fazenda (caso a empresa atue no comércio);
  • Alvará de Localização;
  • Alvará de Funcionamento do Corpo de Bombeiros.

 

Por fim, é necessário também realizar a emissão dos alvarás de ordem municipal. Entretanto, estes documentos variam conforme o segmento da empresa e tipo de atividade que irá exercer. 

 

Agora, você já conhece as principais etapas para o trâmite para abrir empresa em Curitiba-PR. Para ser assertivo no processo, conte com o suporte de um profissional especializado.

https://morocontabil.com.br/contato/

Conheça as soluções da Moro Contabilidade para abertura de empresas em Curitiba!

 

Se o que você deseja é ter um empreendimento regulamentado, e bem organizado para ganhar em e mercado e crescer com saúde financeira, conheça a Moro Contabilidade!

 

Com consultores especializados em abrir empresa em Curitiba-PR, você economiza tempo e ganha autoridade para seu negócio, começando a empreender de modo eficiente  e gerando lucratividade desde os primeiros passos.

 

Entre em contato com nossos consultores e conheça nossas soluções!

 

Leia mais: Saiba Como Eliminar Suas Dúvidas Sobre Microempresa X Empresa De Pequeno Porte.