As startups são um modelo de negócio surgido no Vale do Silício – um reduto de empresas de alta tecnologia – que logo se reproduziu pelo mundo, pelo seu alto potencial para criar soluções em seus segmentos, com baixos orçamentos e grande inovabilidade, atraindo os holofotes do mundo dos investimentos.
O fenômeno de crescimento deste modelo de negócios já deu demonstrações de que não há limites no setor para quem tem talento para a inventividade e sabe aproveitar as oportunidades de mercado com muita estratégia na gestão.
São as chamadas empresas unicórnio: negócios cujo crescimento bate a margem de avaliação do negócio em mais de US$ 1 bilhão.
Porém, isso não significa que o sucesso das empresas unicórnios não possa ser referência para o desempenho de empreendedores estratégicos.
Por isso, nossos especialistas prepararam este artigo para você compreender o que é uma empresa unicórnio: qual o segredo do sucesso dessas startups. Continue a leitura e compreenda buscar o crescimento obtido por estas empresas.
O que são startups?
Primeiramente, é importante compreender o que são startups: esse é o nome pelo qual ficaram conhecidas empresas de modelo inovador, repetível e escalável.
Juntos, estes conceitos se agrupam para definir negócios que começam com capital social modesto, mas detentora de grandes ideias e staff capaz de criar produtos inovadores ou soluções inéditas que transformem positivamente a experiência de usuários de um determinado segmento de mercado.
Entretanto, esses modelos precisam ser repetíveis, ou seja, as soluções devem ser reproduzidas sem muita complexidade, com intuito de popularizar-se.
A soma desses fatores propicia ganhos com a escalabilidade desses negócios, que ganham autoridade nos mercados em que atuam.
Entretanto, por se projetarem em caminhos empreendedores ainda não percorridos, são considerados negócios de alto risco, e demandam, muitas vezes, capital externo para executar seus projetos.
“Mas o que são as empresas unicórnio neste universo”? Você pode estar se perguntando. Confira agora o que transforma uma startup em um unicórnio.
Quando uma startup se torna um unicórnio?
Como já mencionado, uma empresa unicórnio é uma startup que atinge um valuation de US$1 bilhão. Em alguns cases esta marca foi atingida antes mesmo que o negócio realizasse a abertura de capitais. Mas como isso acontece?
Normalmente, é preciso que a empresa alcance o status de scale-up – pressupõe um crescimento de 20% ao ano – e consiga se manter nesta condição por, pelo menos, pelo menos três anos. Momento em que o crescimento em receita não é acompanhado proporcionalmente em despesas.
Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures e responsável pela cunhagem do termo, estima que os unicórnios configurem apenas 0,07% das startups. Dessa, pode-se dizer que, além do Valuation, uma scale-up também se define pelas seguintes características:
- Impacto social de grande relevância;
- Rápida e sólida maturação e escalabilidade da startup;
- Alcance, sustentação, crescimento ininterrupto.
Qual o segredo por trás do sucesso de uma empresa unicórnio?
A escalabilidade e o poder de inovação, mais do que regras básicas para a prosperidade no universo das startups, é o objetivo central deste tipo de negócio.
Entretanto, especialistas que analisam as atitudes frente ao mercado de empresas que cresceram ao nível do estágio de unicórnio, chegam muito mais a uma concepção sobre cases de sucessos do que sobre uma metodologia repetível.
Entretanto, as estratégias por trás do segredo do sucesso das startups unicórnio podem servir de inspiração para serem utilizadas no seu nicho de mercado com muita estratégia e agilidade na reformulação de metodologias no sentido de acompanhar as mudanças de mercado
Isso porque assumir uma postura de vanguarda é imprescindível no universo das empresas escaláveis. Confira quais as práticas de base para o sucesso de sua empresa.
Inovação
A inovação caracteriza startups, em geral, entretanto, nas empresas unicórnios, o investimento em novas soluções recebe aportes pesados de capital financeiro e intelectual, alimentando o mercado de modo constante.
Dessa forma, elas desempenham o papel de explorar setores e nichos ainda não explorados, ou para o qual não existam serviços de grande relevância e sofisticação.
Uso de redes sociais
O uso de estratégias de marketing digital e fortalecimento da marca estão presentes em canais de comunicação digital de massa.
Dessa forma, conseguem conferir mais abrangência à comunicação da empresa, a baixos custos, se aproveitando, ainda, das vantagens proporcionadas pelo algoritmos que permitem entregar conteúdos no perfil e na linguagem que os consumidores e investidores procuram.
Foco no cliente
Uma empresa unicórnio reconhece a importância de proporcionar uma experiência de excelência para seus usuários. Dessa forma, coloca no centro de suas operações as expectativas dos clientes.
Para efetividade desta etapa, é necessário focar-se na aplicabilidade de métodos para avaliar o perfil de consumo de seu público alvo, bem como estudar as atualizações do mercado, o perfil da concorrência, bem como definir a persona para seu negócio.
A diversidade como estratégia
Estas empresas investem em capital humano multidisciplinar e multicultural, favorecendo a produção inovadora e disruptiva.
Com diversas óticas e experiências focando na produção para um mesmo nicho, é possível tanto se considerar diferentes experiências quanto se consolidar estratégias de origens distintas, compondo – quando estrategicamente organizado – ambientes produtivos altamente versáteis.
Mentalidade expansionista
Empresas com potencial para se tornarem unicórnios, assumem a cultura get big fast – algo fique grande rápido – por meio tanto da exploração da inovatividade quanto de estratégias agressivas de conquista de novos mercados, como, por exemplo, apostar na internacionalização e investir na escalabilidade.
Agora que você já tem um panorama sobre o que é uma empresa unicórnio e qual o segredo do sucesso dessas startups, que tal contar com uma contabilidade especializada nesse segmento?
Conte com o suporte da Moro para sua startup
Com uma equipe multidisciplinar e exatamente experimentada no setor de startups, a Moro Contabilidade aumenta a relevância e escalabilidade de sua empresa e garante todo compliance legal e tributário para o negócio crescer sem embargos.
Além disso, possuímos como nossa especialidade a Contabilidade para Startups, ajudando o seu negócio a alcançar bons resultados em diversas frentes.
Ainda, com nossa Contabilidade Consultiva, você pode diversificar produtos e serviços ao expandir sua área de atuação sem encontrar obstáculos no processo de crescimento contínuo de sua startup.
Entre em contato e conheça nossas soluções. Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais.
Também vai te interessar: Atrair investimento para Startups: como estruturar Due Diligence para conseguir investimentos.