Se você é um empreendedor ou investidor do mercado financeiro atento aos movimentos da economia, já deve estar familiarizado com as cobiçadas startups, ou empresas emergentes, como convencionalmente são chamadas no Brasil.

Esses são modelos de negócios de alta escalabilidade, são empresas caracterizadas por começarem pequenas, mas repletas de potencial produtivo e ideias inovadoras, criando soluções inteligentes para o segmento de mercado em que atuam. 

Suas entregas, geram resultados de  valor para a sociedade, são de tal forma sofisticadas que modificam completamente o modo como um mercado opera. 

Entretanto, para que o novo produto ou serviço tenha real relevância, precisam ser, ainda, repetíveis. Entretanto, muitas startups precisam de investimento para colocar todo seu potencial em execução.

Por isso,  o Valuation – processo eficaz de avaliação de negócios – é uma ferramenta de base para uma startup captar investidores e obter seu crescimento acelerado. 

Quer saber como calcular corretamente o Valuation de uma startup e atrair investidores? Continue a leitura!

 

O que é Valuation?

Valuation é um processo de análises de desempenho econômico de uma startup – bem como de sua capacidade de executar os projetos que idealiza  – para se determinar quando uma startup pode valer no mercado. 

Logo, o método de Valuation embasa-se no valor vigente da startup somado às projeções de valor da empresa para algum momento do futuro, aferidas por meio de técnicas de eficiência comprovada, como o planejamento orçamentário, por exemplo. 

Cruzando estas informações com a relevância do produto idealizado pela empresa para o mercado em que atua, tem-se o cálculo de Valuation do negócio. 

Todavia, para calcular o Valuation de modo assertivo, deve-se considerar uma série de fatores que indique o desempenho financeiro de uma startup.  Chamados KPIs, – sigla para  key performance indicators – os mais comumente avaliados são:

 

  • Patrimônio;
  • Índices de endividamento;
  • Fluxo de caixa;
  • Volume de vendas.

 

Ainda, alguns fatores operacionais podem gerar impacto no processo de Valuation, como o capital intelectual da startup, a  assertividade nas tomadas de decisão, qualidade das entregas, dentre outros. 

Como fazer o cálculo de Valuation de uma startup?

O cálculo de Valuation é um processo flexível, que vai considerar diferentes elementos conforme o momento pelo qual a startup transita, seu porte, segmento de mercado e objetivo de negócio. 

Portanto, o Valuation se desenvolve por meio de diferentes metodologias. Confira alguns exemplos bastante utilizados para atrair investidores.

Cálculo de Base Zero 

Neste modelo o empreendedor deve mensurar qual o montante de capital é preciso levantar para se estabelecer uma startup com as mesmas características que a sua – isso inclui o potencial produtivo e capital humano.

Ainda, devem ser considerados todos os ativos tangíveis do empreendimento, tais como equipamentos, matéria-prima, estoque, impostos, dentre outros. O valor desta equação indica o Valuation de sua startup

Fluxo de caixa descontado

Esta metodologia  utiliza estatísticas de faturamento para realizar uma projeção do volume dos fluxos de caixa em um momento específico do futuro e dessa forma demonstrar o índice de lucratividade de sua startup

O conceito é chamado de time value of money, e, na prática, este Valuation opera com métodos que demonstram, por exemplo,  que um montante de investimento de R$ 1 mil irá apresentar um retorno de R$ 10 mil  dentro de três meses (dados ilustrativos).

 

Total de ativos + lucro líquido

Neste modo de calcular o Valuation, realiza-se a soma de todos os ativos da empresa, aos resultados de lucro real alcançado pelo negócio em determinado período, aferidos a partir do balanço fiscal da empresa. 

Esta é uma solução eficaz, mas é mais aplicável a startups de pequeno porte com um número reduzido de sócios e pouco tempo de atividade. 

Algumas outras formas de análise de Valuation podem ser:

 

  • Venture capital;
  • Avaliação por scorecard;
  • Negociação comparável;
  • Dentre outros. 

 

Dessa forma, os métodos para análise de Valuation são diversos, e devem ser decididos com base nos objetivos da empresa. 

Contar com o suporte de uma contabilidade assertiva será determinante para se escolher o formato ideal para se calcular os indicadores mais importantes para o momento. 

 

 

Conte com o suporte da Moro Contabilidade

A Moro Contabilidade é uma empresa que opera por meio de um modelo humanizado e dinâmico, a chamada contabilidade consultiva. O assessoramento contábil para startups é uma das especialidades de atuação da Moro.

Conte com o suporte de especialistas na implementação de boas práticas de governança, estratégias bem definidas, análise de resultados econômico-financeiros, controles e processos adequados para garantir os melhores resultados para sua startup e elevar o Valuation de seus negócios.

Por meio de uma análise detalhada de sua empresa, podemos definir as estratégias de Valuation mais assertivas para seu segmento de mercado. 

Entre em contato e conheça nossos serviços especializados. Gostou deste conteúdo? Então continue navegando em nosso blog e siga nossas redes sociais para mais artigos como esse.

Também pode te interessar: Investidor anjo: o que é e como ele atua em startups?