O mercado das Startups é um dos ambientes em que o empreendedor mais tem oportunidades de crescimento em curto tempo.

 

Isso já é reconhecido entre executivos, que vêem nestas empresas grandes oportunidades de multiplicar seu capital. 

 

Entretanto, o mercado das startups é também um dos mais competitivos da atualidade. Nele, a inovação não é um momento pontual, mas sim a razão de ser destas empresas. Porém, mais do que grandes ideias, para uma empresa se manter inovando, é preciso de dinheiro para investir. 

 

O gestor de Startup precisa lançar diversas estratégias eficientes para conseguir captar recursos em um curto espaço de tempo para pôr em prática seus projetos antes que fiquem obsoletos. 

 

Por este motivo, neste artigo iremos apresentar as vantagens do Due Diligence e como estruturá-lo para captar mais investimentos. 

 

Boa leitura!

O que é Due Diligence?

 

O Due Diligence – ou Diligência Prévia  em tradução livre – é uma estratégia de gestão utilizada para empresas que visam a rápida escalabilidade, e, para isso, buscam demonstrar a segurança de seus negócios para captar investidores.

 

Por meio do Due Diligence, uma série de informações fundamentais sobre a estrutura da empresa são apuradas, como:

 

  • Patrimônio;
  • Índices de faturamento;
  • Níveis de endividamento;
  • Potencial de crescimento e projeções de negócio;
  • Tecnologias;
  • Investimentos;
  • Dentre muitos outros.

 

O conjunto destes dados compõem uma base de informações sólidas para demonstrar a viabilidade dos projetos da empresa para apresentar a prospectos investidores em momentos de negociações como  aquisições, fusões, financiamentos de projetos.

 

Com isso, tem-se mais transparência na relação entre as partes. Por isso, essa análise inclui aspectos como a área de atividade do negócio, riscos e as finanças das empresas.

 

Leia também: Mudar de Contabilidade em Curitiba – PR: saiba como fazer a mudança de contador.

 

Por que o Due Diligence se torna uma Startup mais atrativa para investidores?

 

Isso acontece porque o Due Diligence só pode ser realizado com a consolidação inteligente de indicadores dos aspectos mais fortes do empreendimento.

 

Esse processo tanto apresenta para investidores dados convincentes sobre o potencial de sucesso dos projetos planejados pela empresa, quanto fortalece a percepção da equipe só a respeito das melhores estratégias para  realização dos objetivos que justificam o investimento no negócio.

 

O processo de elaboração do Due Diligence gera mais integração entre as equipes e, ao demandarem um estudo detalhado para a elaboração do projeto, conferem um entendimento muito mais estratégico para toda a equipe da startup, da situação real do negócio.

 

Alguns pontos fortes do Due Diligence para atrair investimento para Startups, são:

 

  • Demonstração por meio de dados, da agilidade da gestão em identificar e aproveitar oportunidades;
  • Identificação e mitigação de gargalos operacionais;
  • Fortalecimento de estratégias para cumprimeto dos porjetos do negócio;
  • Melhora da regularidade fiscal e legal da empresa;
  • Otimização da gestão de tempo e custos;
  • Identificação e resolução de eventuais fraudes. 

 

 

Dessa forma o Due Diligence fortalece o desempenho e organização da empresa, lança luzes sobre o valuation do negócio e otimiza o compliance fiscal. Tudo isso gera um imagem de grande confiabilidade para investidores

https://morocontabil.com.br/contato/

Quais os passos para estruturar um Due Diligence de sucesso para sua Startup?

 

O empreendedor que deseja atrair mais investimentos para sua Startup deve compreender que o Due Diligence é uma estratégia altamente eficaz no sentido de produzir dados claros e confiáveis para os donos do capital.

 

Entretanto, para sua devida estruturação, o Due Diligence demanda o envolvimento de diversas equipes, a liderança de profissionais capacitados e uma análise cuidadosa de cada etapa de sua produção. 

 

Dessa forma, é natural que seja um processo extenso e metódico, devendo cada etapa ser realizada com o máximo rigor e precisão. Confira agora algumas dicas na hora de estruturar o Due Diligence para sua Startup se destacar e conseguir investimentos de relevância.

 

Construa uma equipe

Com vistas a ter uma visão mais analítica de desempenho de todos os setores do negócio, montar uma equipe multidisciplinar é fundamental para a realização de uma análise detida. 

 

A empresa deve apostar  em profissionais de perfil mais técnico, como, contadores, advogados, administradores, profissionais de T.I, além de outras especificações, conforme o segmento da empresa.

 

Se a startup não dispor de todas estas competências e especialistas necessários em seu staff interno, a contratação de uma assessoria é altamente recomendável.

Mapeie procedimentos e informações internas

Com a equipe composta, o primeiro passo é analisar as características mais importantes, como fluxos e processos de trabalho para elaborar indicadores de relevância. 

 

Este processo assegura ao empreendedor mais estratégia de planejamento de ações a ser executadas por cada equipe para se atingir o objetivo final, com otimização de tempo. A percepção da equipe técnica nesta irá conferir mais profissionalismo às etapas de execução.Verifique: 

 

  • Registros fiscais;
  • Balanços de desempenho;
  • Situação do cumprimento das responsabilidade fiscais;
  • gestão financeira da Startup;
  • Dentre outros.

 

Planeje tomadas de decisões estratégicas

 

Com todos estes dados em mãos, é possível ter um diagnóstico real dos riscos de um projeto. Assim, é possível elaborar uma proposta de captação de recursos transparente e assertiva, com perspectivas de retorno realistas.

 

Ainda, ter dados quantificados de desempenho  em todas estas frentes permite a antecipação de cenários e elaboração de estratégias para contornar os principais obstáculos previstos durante o processo.

 

Assim, o Due Diligence prepara  a equipe para o melhor desempenho alcançável. 

 

Conte com o suporte especializado da Moro Contabilidade e atraia investimentos para sua startup

 

Agora que você já compreende a importância de um Due diligence para uma empresa escalável, deseja construir indicadores de performance para demonstrar o valor de seu negócio e atrair mais investimentos?

 

Conte com a expertise da Moro Contabilidade.

 

Temos o grande diferencial de mercado de possuirmos equipes especialmente capacitadas no segmento de startups. Conhecemos os principais desafios deste setor e podemos gerar resultados de excelência para sua empresa crescer de modo acelerado e sustentável;

 

Entre em contato e fale com um de nossos consultores. Gostou desse artigo? Leia mais em nosso blog ou em nossas redes sociais.

 

Continue a leitura: Planejamento tributário em startups: o que todo empreendedor precisa saber