O mercado contemporâneo é marcado pelas mudanças trazidas pela globalização, que cada vez mais introduz grandes corporações em mercados antes isolados e regionalizados.
Associado a isto, está o desafio de competir com corporações com recursos para investir em automação de processos e tecnologia de ponta, muitas vezes onerosas para pequenos e médios empreendedores.
Associado a isso, está a transformação digital, que conecta sociedades geograficamente distantes, permitindo que inovações recém introduzidas em um segmento noutro canto do planeta se torne uma prática em seu mercado da noite para o dia.
Cada vez mais, empreender demanda criatividade para converter obstáculos em degraus para o crescimento dos negócios.
Investir em capacitação, treinamentos de equipes, construção de bons networkings é imprescindível para que um negócio possa ampliar seu hub de serviços, adquirir mais potencial de inovação e ganhar autoridade e posicionamento para sua marca.
Entretanto, até os executivos mais expoentes em seu segmento precisam de uma pausa. e a boa dica é que dá pra tirar grandes ideias dos momentos de lazer.
Por isso, neste artigo separamos 5 filmes para empreendedores que você deveria assistir. Continue a leitura e adquira essa dica de ouro!
Quais os filmes que contribuirão para seu empreendedorismo?
Filmes são dramatizações da realidade, que, de modo lúdico, misturam gatilhos de emoções cativantes, que fazem se sentir envolvido pela narrativa e são construídos de maneira que torna a absorção de uma mensagem leve e memorável.
Entretanto, quando tratam de setores ou fatos reais, podem deixar lições bem educativas. É o que acontece nas obras sobre empreendedorismo.
Geralmente baseados em biografias de sucesso, podem dar a um empresário um vislumbre de saídas inteligentes para seu próprio negócio, com algumas adaptações à sua realidade e personalizações à identidade de sua empresa.
Confira, agora, o Top 5 dos filmes para empreendedores que você deveria assistir, eleito pelos consultores da Moro Contabilidade.
1.Moneyball: O Homem que mudou o jogo
Protagonizada por Brad Pitt, a obra baseia-se na história de “Billy Beane” um ex-basebolista que, ao tornar-se gerente do clube Oakland Athletics – um time mal ranqueado nas ligas que perdia seus talentos para times mais ricos – muda a história do time com uma estratégia completamente inovadora para seu tempo.
Com baixos orçamentos e jogadores de pouca visibilidade, Billy, tendo como parceiro o analista Peter Brand, se baseia em estudos estatísticos, para traçar estratégias de jogos, em vez da tradicional investida em estrelas.
A estratégia colocou o time entre os principais das ligas de seu tempo, revolucionando algumas concepção de gestão esportiva.
2. Steve Jobs
O filme conta a história de empresário, inventor e co-fundador da Apple.
A obra apresenta a controversa, porém inspiradora confecção que um dos maiores gênios da tecnologia contemporânea carregava desde seus tempos de estudante em Electrónica em Stanford.
A controvérsia está no seu descrédito ao modelo de ensino, entretanto sua história é marcada pela curiosidade e busca pela introdução de conceitos exteriores ao seu projeto de base. Por exemplo, como o seu interesse por caligrafia fortaleceu o destaque da marca Macintosh.
Confira, na narrativa, as decisões que levaram ao desenvolvimento da linha de computadores mais sofisticada dos anos 90.
3. A Rede Social
Esta obra conta a história de Mark Zuckerberg, co-fundador da mídia social Facebook e sua empresa-mãe Meta Platforms, escrevendo os primeiros códigos aos 19 anos.
O filme apresenta a visão empreendedora dos irmãos Winklevoss, que, detentores de grande fortuna, viram o potencial de Zuckerberg ao desenvolver um sistema rápido para que universitários pudessem votar nas alunas mais belas do campus.
Os irmãos o contrataram para criar uma rede de relacionamentos para alunos de Harvard. O amigo de Zuckerberg, Eduardo, ao perceber o potencial do projeto, se associa a ele no desenvolvimento do que seria a maior rede social do mundo, hoje com 2,95 bilhões de usuários.
4.Fome de Poder
O filme narra de que modo a lanchonete McDonald ‘s tornou-se de uma lanchonete local na maior rede fast-food do mundo.
Raymond Kroc, um vendedor de máquinas de milk shake que, ao realizar uma entrega na loja dos irmãos Dick e Mac McDonald’s, observou o potencial que aquele negócio local tinha de ganhar proporções muito maiores.
Kroc observa desde a precificação e estratégia única da linha de produção até a força de posicionamento do nome que a marca leva, e negocia a compra de uma franquia, passando, mais tarde, a possuir a marca.
Entretanto, a abordagem de um filme dá uma perspectiva de mão dupla, pois demonstra o cuidado que o empreendedor precisa ter ao receber propostas por suas inovações, pois a relação não ocorre de modo transparente entre as partes.
Joy: o nome do sucesso
Nesta obra, o espectador pode se inspirar no empreendedorismo de Joy Mangano, inventora e empreendedora norte-americana, criou a marca que leva seu nome: JOY.
Tudo começa com uma invenção feita aos seus 30 anos, o Miracle Mop, um esfregão que não precisava ser torcido. Recebeu diversas críticas, mas seguiu sua visão empreendedora.
A invenção ganhou tanta popularidade que Joy rapidamente recebeu a proposta de assinatura do canal de venda pela TV. Apenas no dia de sua estreia, o Miracle Mop rende a venda de 18 mil exemplares vendidos em apenas 20 minutos no ar.
Teve alguma ideia brilhante assistindo aos filmes para empreendedores que sugerimos aos nossos consultores, e precisa de suporte para colocá-las em prática? Conheça nossos serviços especializados.
Conte com o suporte da Moro Contabilidade.
Somos uma Contabilidade Consultiva localizada em Curitiba. Com anos e expertise no mercado brasileiro, temos grande familiaridade com o complexo e diversificado ambiente tributário do país, o que nos posiciona como um grande parceiro para mitigar um dos maiores desafios do empreendedorismo no país.
Ainda, com a convergência entre as metodologias mais eficientes do mercado, tecnologias de ponta e um equipe multidisciplinar, os posicionamos com uma contabilidade que vai além da organização administrativo-financeira de uma empresa.
O conceito de Contabilidade Consultiva se baseia justamente no potencial de contribuir para tomadas de decisão inteligentes em estruturar um ambiente sustentável para que você coloque em prática o projeto dos sonhos e se diferencia da concorrência.
A Moro Contabilidade oferece para seu negócio:
- Auditorias Contábeis;
- Consultoria contábil, tributária, empresarial e de negócios
- Due Diligence;
- BPO Financeiro;
- Abertura de empresas
- Gestão de folhas de pagamento, e muito mais.
Gostou deste conteúdo? Leia mais em nosso blog e em nossas redes sociais.
Entre em contato e conheça nossas soluções personalizadas!
Leia também: Entenda como o Planejamento Tributário ajuda a enxugar os custos em sua empresa